ECLESIASTES — O LIVRO DA SABEDORIA QUE CONFRONTA O TEMPO
Eclesiastes é uma das mais profundas e enigmáticas obras da sabedoria bíblica. Atribuído ao Rei Salomão, o Pregador, este livro se levanta como um espelho diante do ser humano e do seu caminhar sobre a terra. Ele questiona, observa, pondera… e declara com honestidade o que poucos têm coragem de dizer:
“Vaidade de vaidades, tudo é vaidade.”
Em meio a palácios e riqueza, sabedoria e poder, o autor descobre que tudo é passageiro. O riso, o trabalho, a juventude, os bens, a fama… nada permanece. O tempo leva tudo consigo. Como a névoa da manhã que se dissipa, assim são os dias do homem debaixo do sol.
Mas Eclesiastes não é um livro de desespero, e sim de consciência. Ele não nega a beleza da vida, mas nos convida a olhar para ela com sobriedade. Ensina que há tempo para tudo:
tempo de nascer e tempo de morrer,
tempo de plantar e tempo de colher,
tempo de chorar e tempo de rir,
tempo de calar e tempo de falar…
Esse livro nos chama a viver com humildade, sabendo que somos pó e ao pó voltaremos. Nos lembra de temer a Deus, pois Deus está acima do sol, onde o eterno não se desgasta com o tempo.
Eclesiastes é o clamor de uma alma que viu de perto os extremos da vida e, ainda assim, conclui:
“De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem.” (Eclesiastes 12:13)
Nenhum comentário:
Postar um comentário